1 de janeiro de 2017

Retrospetiva

"-2017, és tu? Já?
- Sim Marta, sou eu. Já estou aqui à porta à tua espera.
- Mas eu ainda não estou pronta, preciso de lavar os dentes e calçar-me. Não podes esperar um pouquinho?
- Estamos quase a perder a viagem, ou vens já ou então não aproveitas tudo o que aí vem."
Se 2017 fosse uma pessoa esta tinha sido a nossa primeira conversa. Não acredito que foi o último dia de 2016. Lá está o cliché de dizer que passou a correr, mas a verdade é essa. Passou mesmo a correr. 
Ontem era Janeiro e o ano estava a começar com uma ressaca descomunal. Chegaram os 19 anos de vida, chegaram os primeiros festivais de tuna e todas as experiências que ser caloira oferece. Fui até Tábua e voltei para Leiria de coração cheio. Li livros que me deixaram a pensar e outros que me fizeram chorar. Ri. Ri muito. Conheci Óbidos num dia de chuva e prometi voltar para explorar todos recantos num dia mais soalheiro. Em Março passei uma semana a falar inglês e vi o meu melhor amigo de smoking a celebrar o fim do secundário. Saí à noite, mostrei Leiria a amigos e aproveitei tudo ao máximo. Tremi de emoção quando me vi ao espelho de traje vestido, tive as pessoas mais importantes a traçar-me a capa. Confiei em novas pessoas, confidenciei inúmeros segredos, cometi loucuras tão boas. Peguei pela primeira vez numa câmara profissional, gravei uma curta metragem e fiz as primeiras entrevistas da minha vida. Junho foi um mês de realizações pessoais. Foi o mês em passei a usar um lenço vermelho no escutismo e conheci a minha autora preferida. Apaixonei-me mais uma vez por Lisboa, conheci as Caldas da Rainha, voltei a Aveiro e ainda fui ao Porto passar o São João. Foi na Nazaré que integrei pela primeira vez uma equipa de comunicação como jornalista. Dia 10 de Julho corri para apanhar um autocarro, chorei porque pensava que tinha perdido o computador e celebrei até não poder mais o título de CAMPEÕES DO MUNDO de futebol. Tive noites só de raparigas e outras de jogos de tabuleiro. Andei por Penha Garcia e Monsanto, descobri novos locais em Idanha e aproveitei ao máximo o mês quente de Julho. Tentei um estágio na rádio, mas sem sucesso. Nem tudo pode correr como queremos. Cortei árvores para construir uma jangada, dormi numa ilha deserta e tive reuniões dentro de água. Dei um novo sentido ao que é ser caminheiro. Fui ao Boom dois dias e depois viajei para o bloco operatório. Tive duas melhores amigas durante mais de um mês e até comecei a achar piada a fisioterapia. Voltei para Leiria. Entrei em projetos interessantes de livros e tornei-me relações públicas na tuna. Vi o poder do fogo derrubar a minha segunda casa, a sala da tuna, e sofri quando vi instrumentos danificados. Fiz escolhas das quais não me arrependo. Esforcei-me e passei a tuno, tenho uma caneca. Fiz guerras de chantilly e prometi a quatro pessoas acompanhá-las e ajudá-las em todo o seu percurso académico. Fiz voluntariado de inúmeras formas e saí sempre a sentir que tinha recebido mais do que dei. Desesperei ao ver os resultados das eleições nos E.U.A. Fui a Portalegre acampar, depois voltei lá para atuar. Conheci sítios lindos e amei. Esclareci tudo o que me inquietava e disse "Gosto de ti." a quem quis dizer. Foi um ano cheio, a todos os níveis. Estou num ritmo alucinante e quero muito descobrir o que me vai trazer 2017.


"Então e os objetivos que colocaste no início do ano?"
No início do ano fiz uma lista com objetivos. Dos 8 consegui cumprir 4, 50/50. A ruptura no menisco dificultou o aspeto do exercício, mas a verdade é que nos últimos dois meses do ano podia ter trabalho nessa área e não o fiz... Não consegui visitar uma cidade europeia, mas esse é um ponto que se vai cumprir durante o próximo ano, Madrid aí vou eu!! Tentei estagiar na minha área, mas não consegui, fica a experiência para 2017. Os pontos que foram concretizados estão referidos no texto acima.


"Não és tu que tens a mania das listas?"
Essa é uma mania que me acompanhou o ano todo. Vamos então ver essas listas?
Li 25 livros. Dei 5 estrelas a nove livros - dos quais Objetos Cortantes, Segue o Coração e O Outro Amor da Vida Dele foram os livros que mais gostei. Dei oito livros com 4 estrelas, quatro livros com 3 estrelas e dois livros com 2 estrelas. Não atribui classificação a dois livros.
Relativamente a séries também foi um ano muito produtivo. Comecei a ver How To Get Away With Murder e viciei completamente na série. Entretanto continuei a ver Hawaii Five 5-O, PLL, Younger, The Flash, Suits, TVD, Arrow, You're The Worst. Vi o fim de Awkward e de Devious Maid. Deixei de lado The Balcklist, Jane The Virgin, The Originals, The Librarians e New Girl. 
Tenho muito mais listas, mas estas são as únicas que vos interessam! ahahahah

Ficam algumas imagens do que foi 2016

E este é o meu pequeno resumo de 2016. Há muito mais por dizer, muito por contar e as inúmeras recordações que guardo deste ano. Vamos ver o que 2017 me reserva!
Obrigada por estarem desse lado mais um ano.
Beijinhos nas bochechas*

6 comentários:

  1. Que este 2017 seja ainda melhor que 2016!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Marta! :)
    Desculpa invadir assim o teu cantinho mas sou tua leitora há vários anos, bem como tua seguidora no Instagram, e queria apenas dizer algo: continua o teu trabalho excelente aqui na blogosfera! Gosto imenso de ler os teus posts, são sempre especiais!

    Um grande beijinho.


    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião e ideias, prometo tentar compreender!