4 de abril de 2016

Há livros e livros #1

Hey cutxis!
Dou hoje início a um tema novo! Há livros e livros vai ser o local onde vos irei falar das minhas maiores desilusões e das minhas maiores paixões literárias. Podem acompanhar todo o meu percurso literário no blog 15 Minutos Para As Duas, se for um tema que vos agrade.

Para dar início vou começar com um livro terminado hoje: 


Acabei de terminar o livro Segue o coração, Não olhes para trás, de Lesley Pearse. Foi talvez o maior livro que li na vida, mas dos que mais me marcou.
Sou uma amante de romances, história e biografias. Este livro reune um pouco de tudo isso, conta-nos a história de Matilda Jennings, fala-nos sobre a evolução da América, sobre a escravidão, e a emancipação feminina, e ainda nos apresenta inúmeros romances repletos de drama. Tem tudo o que precisa para ser um livro interessante, contudo o que lhe dá tal valor é a escrita da autora. Uma escrita rica e ponderada, que gosta de dar a conhecer todos os pormenores relevantes. Foram os detalhes descritos e as trocas narrativas no momento certo que me conquistaram de página para página.
A história que Lesley nos apresenta com esta obra é profunda e tocante. Matilda é uma rapariga pobre que vende flores para ganhar a vida, em Londres.  Um dia, salvou uma menina da morte e esse acto deu-lhe emprego como ama. Abandonou a família e os suburbios e passou a trabalhar a tempo inteiro para essa criança. Quando a família decidiu deixar Londres e ir para os E.U.A. Matilda embarca com eles na viagem. Passou de empregada a amiga da família e suportou todas as adversidades e as conquistas que a estadia com os Milson proporcionou.  Foi uma mulher de algumas paixões, mas a sorte nem sempre esteve do seu lado. Aventureira e sem se contentar com o pouco, a jovem Matilda seguiu sempre o seu coração e assim fez a sua vida, dessa maneira passou de uma vida reles a uma posição de respeito em São Francisco.
O lado caridoso e todas as boas ações que fez conferem a esta personagem um valor especial. Matilda é uma inspiração para qualquer pessoa, mas em especial para as mulheres. Em pleno século XIX luta contra a pobreza, contra a prostituição, a escravidão e pelos direitos das mulheres.  Nunca se esqueceu do que era viver numa casa partilhada com outras famílias, mas soube adaptar-se a todas as mudanças. Enfrentou bastantes mortes, mas teve sempre coragem para continuar a lutar pelos mais desfavoráveis. Este é um exemplo de personagem que todos os leitores devem tentar representar na vida real.
O livro está repleto de amor, drama, de vidas vividas e de fins inesperados. É um livro digno e que merece inúmeras leituras. Por mais anos que passem ele continua a ter a força e o impacto necessários. Nós, leitores, devemos deixar que ele nos toque e que, inspirado por ele, façamos boas ações e mudemos vidas. Sem dúvida que é um dos melhores livros que já li.


Já leste este livro? Não concordas comigo? Dá-me a tua opinião!
Beijinhos nas bochechas*

2 comentários:

Deixa a tua opinião e ideias, prometo tentar compreender!