25 de outubro de 2013

O Fim da Inocência

Aviso desde já que este post é apenas uma opinião pessoal e trata
apenas da minha experiência pessoal.


Encontrei o primeiro livro ao acaso enquanto viajava pelo mundo da wook, achei-o bastante interessante. Interesso por livros reais e muito mais quando trata de jovens. Acho que a minha geração está perdida num mundo bastante superficial e fazem tudo para sobressair.
Quando li o primeiro livro fiquei chocada. Para mim sair à noite é ir ao café estar com os meus amigos e de vez em quando vamos à discoteca mas nunca com um objeto e conquistar alguém ou andar-me a roçar em todos os rapazes que me aparecem à frente. Mas pior do que as saídas foi o terem iniciado a sua vida sexual tão cedo, aos doze anos eu estava a brincar com bonecas e a ver filmes da Disney não a ver pornografia e a tentar ser a guru do sexo na minha escola. Fiquei ainda mais chocada foi por os pais não se aperceberem e deixarem tudo acontecer. Não houve o mínimo de preocupação por parte da família e havia liberdade para tudo.
Li o livro num instante e senti-me uma simples miúda de dezasseis anos que sempre se achou bastante informada sobre tudo o que se passava e afinal era tão ingénua e inocente quanto uma criança. Sim, foi mesmo isto que senti! Estava ansiosa de comprar o segundo e mal tive oportunidade foi o que fiz. 
Quando li o segundo já estava mais preparada para o que aí vinha mas mal li “O Fim da Inocência ainda é bastante inocente.” pensei que não piorar. Fiz mal em ter pensado assim. Dei por mim a questionar-me como é que se pode ser popular por a foto do facebook ser uma pessoa em coma alcoólico? “Uau vou ser popular se me embebedar e consumir drogas. E se estiver quase a morrer ainda melhor!” acho que só pode ser este o pensamento porque não entendo outra razão. E também fiquei parva quando vi que eles se prostituíam para quarentonas apenas porque queriam dinheiro. Mais uma vez os pais nem se aperceberam do rumo que os filhos estavam a tomar.
Ambos os livros acabam mal e apenas depois do que aconteceu é que perceberam todas as asneiras que cometeram mas apenas os culpo a eles! Querem-se achar bons e mostrar que são grandes mas só provam o contrário, são uns irresponsáveis.
Sei que nem todos os jovens são assim mas o problema é que há miúdos a passar por isto e nem percebem os erros que estão a cometer. O problema é que se os pais não interferem isto vai ser cada vez pior, vão ser cada vez mais as mortes nos adolescentes e a natalidade vai aumentar apenas porque miúdas de 14, 15 e 16 anos engravidaram. 
Aconselho todos os pais, jovens, professores, psicólogos, enfim a toda a gente. São histórias reais e como estas há muitas outras. É um tema atual que afeta cada vez mais adolescentes. 

Podem encontrar aqui e aqui os livros de que falo acima.

Deixo-vos com o trailer dos livros
O Fim da Inocência I

O Fim da Inocência II

O que o autor tem a dizer:



Peço desculpa por o post ser tão extenso mas era algo que queria partilhar convosco.
Já leram os livros? Têm uma opinião distinta da minha?
Contem-me tudo! Estou mesmo muito interessada nas vossas opiniões.
Beijinhos nas bochechas*

7 comentários:

  1. Olá! Não conheço o livro mas estou com vontade de o ler.
    Concordo contigo vejo miúdas de 11 e 13 anos já super maquilhadas,por vezes nos bares já completamente alcoolizadas, ectt. Não percebo o que os pais pensam que andam a fazer. Conheço uma rapariga da minha terra que foi agora mãe com apenas 15 anos. não sei o que se passa na cabeça dos jovens de hoje em dia.

    ResponderEliminar
  2. Olá :D
    Concordo plenamente contigo! Fiquei super chocada em ambos, porque com quase 17 anos nunca pensei em fazer certas coisas que eles fizeram enquanto ainda eram crianças...
    Na minha opinião, não é por entrarem em coma alcoólico que vou ser considerada uma adulta ou uma "jovem cool"...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia estes livros, mas concordo plenamente contigo...
    Hoje em dia assusto-me com o que vejo nas raparigas adolescentes, eu tive fases mas acho que nunca cheguei a certos pontos.

    Faz-me imensa impressão quando passo por uma rapariga que aparenta ter a minha idade e na verdade por detrás de tanta maquilhagem tem 14/15 anos

    Mas pronto opiniões são opiniões*

    http://wildndfashion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o livro mas fiquei bastante curiosa. E concordo contigo, eu sinto-me uma simples criança, super ingénua e às vezes fico bastante chocada em como miúdas mais novas que eu fazem certas coisas..
    Este mundo está a ficar perdido se não fizermos nada :L

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho o 1º livro e amei! Existe o filme? =O

    ResponderEliminar
  6. Ola,tenho ouvido falar muito bem dos livros O fim da inocência mas tenho uma pergunta para te fazer se ler apenas O fim da inocência 2 vou perceber também o que se passou no primeiro?

    ResponderEliminar
  7. Allô anónimo! Não vais perceber o que se passou na vida da Inês (1ºlivro) mas sim o que se passou na vida do Gonçalo (2ºlivro. As histórias de vida são diferentes e os finais também. A única semelhança é a ideia que o livro quer transmitir.

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião e ideias, prometo tentar compreender!