16 de julho de 2014

Olá cutxi!
Adoro Portugal, adoro mesmo! Acho que temos tanto de bom que vale a pena investir no que é nosso.
Mas de que vale eu achar se o Estado não se empenha em investir?

Onde anda o apoio à cultura? Onde anda o apoio a quem quer investir no pais?
Há tanta coisa em Portugal que precisa de ser mudado.

Sempre houve uma diferença entre o Litoral e o Interior e a cada ano que passa tentam corrigir isso. Mas essas tentativas não passam do papel.
Como é que tencionam promover o espaço Rural se cada vez fecham mais escolas? Ok, as crianças são poucas mas todos devemos ter direito ao ensino! E se os pais não tiverem possibilidades para que os filhos se desloquem todos os dias para a escola?
E ao fecharem as finanças, como é que os velhinhos se vão desenrascar? Têm de se deslocar a uma cidade em que nada conhecem, perder-se nos inúmeros autocarros e estarem horas em filas de espera. Depois se se atrasam são capazes de perder o autocarro de volta à sua aldeia. Como é que eles voltam para casa?
Já se encerraram Centros de Saúde e agora fala-se em tribunais. E qualquer dia  qual é o alvo? Encerramento de postos da GNR?
Estamos a chegar ao absurdo dos absurdos.
Para promover é preciso investir. Para haver resultados é preciso que alguém se dê ao trabalho de acreditar nestas terras. É preciso contrariar todos estes encerramentos e voltar a dar vida a estas localidades.
O povo que nelas habita é idoso, é pouco instruído e cada vez a taxa de natalidade é mais baixa.
Há que criar empresas, há que criar postos de trabalho, há que voltar a ter segurança.

Imaginam-se a construir família num local que pouco tem para vos oferecer? Imaginam-se a viver num local com pouca segurança?

Temos sítios lindos em Portugal, temos tradições de séculos, temos almas a pedir para não abandonarmos estes recantos do nosso pais.

O interior não é feito de pacóvios é feito de pessoas com inúmeras capacidades ainda por explorar. Há que acreditar nessas pessoas.

Beijinhos nas bochechas*

3 comentários:

Deixa a tua opinião e ideias, prometo tentar compreender!